Dezembro Vermelho: movimento ressalta a importância da prevenção contra a AIDS

Já começou o Dezembro Vermelho! Criado em 1987, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o movimento acontece todos os anos, alertando a população sobre a importância da prevenção e tratamento contra a AIDS.

Durante o lançamento da campanha Dezembro Vermelho 2019, o Ministério da Saúde chamou a atenção para o número atual de pessoas com HIV no Brasil. De acordo com os dados, cerca de 900 mil brasileiros são portadoras do vírus causador da AIDS, representando um aumento de 34 mil casos de contágio em relação ao mesmo período do ano passado.

Prevenir é sempre o melhor remédio

Considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a transmissão da AIDS acontece, principalmente, através de relações sexuais sem o uso de preservativos, mas a contaminação também pode ocorrer através da reutilização de seringas, uso de instrumentos cortantes não esterilizados e também durante o parto ou amamentação, no caso de uma mãe infectada.

Para evitar a proliferação da AIDS, o foco da campanha nacional deste ano é incentivar a população a utilizar camisinha durante as relações sexuais e também a realizar o teste rápido gratuito de detecção do vírus HIV, garantindo, então, o diagnóstico precoce, fator fundamental para o início do tratamento que mantém o vírus indetectável e impede o desenvolvimento da AIDS.