Novembro Azul: iniciativa reforça os perigos do câncer de próstata

Nesta sexta-feira (01/11), começa o movimento internacional Novembro Azul. Instituída no Brasil no ano de 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a iniciativa surge para alertar e conscientizar a população masculina sobre a importância do exame de toque para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) classifica a doença, que ataca a glândula reprodutiva masculina, como o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Ele fica atrás somente do câncer de pele não-melanoma.

Assim como outros tipos de câncer, ele também não possui uma causa definida, mas, de acordo com estudos, o surgimento da doença pode estar relacionado a diferentes fatores como idade avançada, hereditariedade, maus hábitos alimentares, sobrepeso e sedentarismo.

A chave para vencer a doença está no diagnóstico precoce. A chance de cura da doença diagnosticada em estágio inicial pode aumentar em até 95%. Vamos cuidar da saúde? Se você tem mais de 50 anos ou possui casos de câncer na família, compareça ao urologista de forma regular, realize o exame de toque e previna-se já.